Os trabalhos do projeto Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal recomeçam a 1 de agosto, com a segunda época de campo no período da migração pós-nupcial, que vai durar até  15 de outubro de 2012 (nos Açores, até 30 outubro) e apelamos à participação voluntária de todos os observadores de aves experientes, que terão acesso a um subsídio de deslocação, e a um apoio extraordinário se visitarem mais de 20 quadrículas. Os projectos atlas têm a capacidade de reunir o interesse de muitos ornitólogos profissionais e amadores. Nas duas épocas de campo que decorreram no primeiro ano do projecto participaram mais de 260 colaboradores voluntários e foram amostradas mais de 300 quadrículas em todo o país – o mapa com estes resultados está já disponível em formato webGIS.

O projeto é uma parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, a Secretaria Regional de Ambiente e do Mar (Açores), o Serviço do Parque Natural da Madeira, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves, co-financiado pelo Fundo EDP Biodiversidade. Os atlas são ferramentas fundamentais na inventariação e gestão da biodiversidade à escala nacional. Com este projeto, pretende-se obter informação pioneira sobre a distribuição e abundância das espécies de aves em todo o território nacional durante a migração outonal e o Inverno.

Se tem bons conhecimentos de identificação de aves e uma manhã livre, inscreva-se e faça parte de um projeto que já está a marcar a história da Ornitologia portuguesa! Se não puder participar com visitas sistemáticas às quadrículas, contribua com observações adicionais ou divulgando o projeto. Contacte-nos e saiba mais na página web da SPEA.