De 15 de Junho a 15 de Setembro de 2010 decorreram as acções Ciência Viva no Verão. O LabOr, através do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, associou-se à iniciativa Biologia no Verão, com 3 propostas no domínio da Ornitologia.

Nos dias 20 e 27 de Julho, decorreu a acção Ao Leme: as Aves do Tejo, com a colaboração da empresa OLLEM – Turismo Fluvial. Os participantes nesta iniciativa Ciência Viva no Verão 2010 tiveram a oportunidade de ver um Tejo desconhecido para muitos, navegando na companhia de ornitólogos: as Aves tiveram o papel principal na divulgação dos valores ecológicos da região.

Nos dias 7 e 14 de Setembro, decorreu na Companhia das Lezírias a acção “Antenas no ar: como seguir as corujas”. Os participantes puderam experimentar as diferentes técnicas utilizadas para detectar as corujas-das-torres, e puderam também observá-las em actividade, numa interacção muito próxima com a equipa do Projecto TytoTagus (www.labor.uevora.pt).

Entre os dias 11 e 15 de Setembro, decorreu em Alpiarça a acção “Vamos conhecer o Paúl da Goucha”, integrada na Feira Alpiagra. Os participantes visitaram o maior bosque paludoso do sul da Península Ibéria e ficaram a conhecer a flora e fauna características deste local, recuperado no âmbito do projecto RIPIDURABLE (www.ripidurable.eu).