O LabOr – Laboratório de Ornitologia situa-se na Herdade da Mitra, um pólo da Universidade de Évora localizado 13 Km a SSW da cidade de Évora. A Herdade da Mitra ocupa uma superfície de c. 300 ha ocupados maioritariamente por montado de azinho (Quercus rotundifolia) com culturas arvenses e pastos em sob-coberto.

Na parte meridional da herdade existem duas áreas de matagal mediterrânico (e.g. Arbutus unedo, Quercus coccifera, Q. suber, Cistus salvifolius, C. ladanifer, C. crispus, Rosmarinus officinalis, Lavandula stoechas, Ulex sp., Genista triachantos), relíquias porventura do coberto vegetal que outrora se estendia à serra Pedrosa, uma elevação situada a NNW da herdade na margem direita da Ribeira de Valverde. Esta linha de água estabelece o limite NNW da herdade e apresenta ainda alguns troços com galeria ripícola bem desenvolvida.

A diversidade de habitats existente na Herdade da Mitra e as facilidades logísticas decorrentes das características de pólo universitário têm permitido a implementação de projectos de natureza pedagógica desenvolvidos por alunos da disciplina de Ornitologia.

Morada:

LabOr – Laboratório de Ornitologia

Departamento de Biologia

Universidade de Évora

7002-554 Évora

Telefone: 266 760 897

E-mail: labor@uevora.pt

Departamento de Biologia da Universidade de Évora