Este Atlas tem como objectivo obter informação acerca da distribuição e abundância relativa de todas as espécies de aves invernantes e migradoras no espaço geográfico português. É uma parceria entre a SPEA, a Universidade de Évora, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), o Serviço do Parque Natural da Madeira, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

A metodologia padrão terá por base quadrículas UTM de 10×10 km. Cada quadrícula deverá ser visitada duas vezes, uma na época de migração e outra no Inverno. Em cada visita à quadrícula deverão ser amostradas 6 tétradas (2×2 km) e, em cada uma delas, deverá ser realizado um percurso a pé de 30 minutos para registo das aves observadas. Adicionalmente, pretende-se ainda realizar amostragem dirigida a aves nocturnas (facultativo). Todas as observações realizadas noutras alturas e/ou noutras áreas poderão ser submetidas como registos adicionais, desde que tenham ocorrido dentro do período de amostragem. O registo das observações será efectuado, preferencialmente, através da plataforma PortugalAves.

Os colaboradores voluntários do Atlas terão à sua disposição um manual de apoio e serão enquadrados pela coordenação geral de voluntários e pelos coordenadores regionais nomeados. Para a realização do trabalho de campo, haverá a possibilidade de comparticipar parte das despesas de deslocação devidamente justificadas. As regras de reembolso dessas despesas e os montantes máximos serão oportunamente divulgados. Apesar de existir esta possibilidade, a SPEA apela desde já a todos os que pretendem participar que ponderem a hipótese de abdicar de receber essa ajuda a favor do desenvolvimento deste importante projecto de estudo e conservação das aves.

MAIS INFORMAÇÕES

Datas/horários:

1 Agosto – 15 Outubro (primeira visita para censo de migradoras; horário: manhã, até ao máximo de 4h após o nascer do sol e (2) tarde, as 4h anteriores ao pôr-do-sol);
15 Novembro – 15 Fevereiro (segunda visita para censo de invernantes; horário: do nascer ao pôr-do-sol)

Duração

Percurso de 30 minutos por tétrada (ou seja, 3 horas de amostragem em cada visita à quadrícula/6 tétradas)

Locais

Portugal continental, Madeira e Açores (região(ões) e quadrícula(s) consoante a disponibilidade do voluntário e a combinar com coordenador regional)

Requisitos

Conhecimentos na identificação de aves, binóculos, resistência para efectuar percursos a pé, viatura própria (preferencial)

Manual de Apoio ao Voluntário do Atlas, a disponibilizar até 1 de Julho

Responsáveis:

SPEA – Domingos Leitão (coordenação projecto), Ana Meirinho (gestão de base de dados), Vanessa Oliveira (coordenação geral de voluntários), Pedro Geraldes, Helder Costa;

Universidade de Évora – Carlos Godinho, João E. Rabaça;

Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves – Afonso Rocha/ Frederico Lobo;

Serviço do Parque Natural da Madeira – Pedro Sepúlveda;

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores – Rita Melo.

Apoio financeiro

Fundo EDP para a Biodiversidade 2010