EuroBirdPortal disponibiliza uma nova versão do seu online viewer

No final de 2017 o projecto EuroBirdPortal (EBP) disponibilizou uma nova versão do seu portal, sendo agora possível visualizar os movimentos das aves à escala Europeia. Portugal é representado neste projecto pela Universidade de Évora (LabOr/ICAAM) e a pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, contribuindo com os dados recolhidos pelos ornitólogos portugueses inseridos no portal PortugalAves/eBird.

Esta versão foi melhorada com 40 milhões de novas observações recolhidas em 2016 e disponibiliza mapas para 105 espécies de aves, ao longo de todo o ciclo anual, para um período de 7 anos – assegurando que o EBP mantém a sua posição como a maior e mais dinâmica plataforma de dados de biodiversidade baseada em citizen science na Europa.

A nova e melhorada versão do EBP viewer: http://www.eurobirdportal.org/por/pt/

O EBP é um projecto do European Bird Census Council (EBCC), que resulta de uma parceria entre 81 instituições de 29 países, e agrega os dados recolhidos por mais de 100.000 ornitólogos voluntários.

O principal objectivo do EBP é juntar os dados disponíveis nas diferentes bases de dados online de registos de aves que existem na Europa, de forma a permitir a visualização dos padrões espácio-temporais da distribuição das espécies a uma escala continental (alteações na distribuição ao longo do ano, padrões migratórios, fenologia).

O EBP demo viewer tentar mostrar a abrangência e potencial do projeto disponibilizando a distribuição semana-a-semana de 105 espécies. Uma vez que podem ser selecionados dois mapas animados de qualquer tipo e ano para visualização simultânea, permitindo uma comparação directa, encontram-se disponíveis mais de 30 milhões de combinações diferentes para escolha.

Esta versão melhorada do demo viewer incorpora também um novo design e diversas novas funcionalidades, que incluem a possibilidade de fazer zoom ou incorporar os mapas em websites. A extensão da cobertura geográfica dos mapas aumentou significativamente com dados provenientes da Bulgária, Chipre, Estónia, Grécia, Hungria, Israel, Roménia e Turquia.

Todas estes melhoramentos foram possíveis graças ao projecto LIFE preparatory (LIFE15 PRE/ES/000002 / 2016-2018) aprovado em 2016.

Gabriel Gargallo, coordenador do EuroBirdPortal: “Esperamos que esta versão melhorada do nosso portal contribua para a percepção do valor dos dados recolhidos pelos portais ao longo da Europa, bem como da importância da partilha das observações de aves. A visualização dos padrões de distribuição das aves à escala do continente Europeu só é possível graças ao contributo de 100.000 observadores voluntários que partilham os seus registos! Estamos hoje numa melhor posição para perceber alterações nos padrões de migração das aves como, por exemplo, uma nova rota migratória usada pelos grou-comum no Sul da Europa.”

Carlos Godinho (LabOr/ICAAM, Universidade de Évora): “É motivante e recompensador verificar que as observações dos ornitólogos Portugueses, inseridas na plataforma PortugalAves/eBird, são usadas num projecto desta magnitude, contribuindo para mostrar a distribuição das espécies de uma forma dinâmica à escala Europeia.”

Visite o site: http://www.eurobirdportal.org/por/pt/

Para mais informação: