Após apresentação durante o evento World Owl Conference 2017, a exposição “As aves de rapina nocturnas em Portugal”, da autoria dos fotógrafos Artur Vaz Oliveira, Pedro Marques e Pierre Lemos, volta a Évora para exibição pública de 20 de Janeiro a 14 de Fevereiro no Palácio de D. Manuel, Jardim Público de Évora (2ª a 6ª 10h00-12h00 e 13h00-17h00, Sábados 13h00-17h00). Esta exposição é organizada em parceria pela Câmara Municipal de Évora, LabOr – Laboratório de Ornitologia /ICAAM/Universidade de Évora, STRI/ALDEIA, CERVAS e RIAS, a conta com o patrocínio da Altri Florestal. O objetivo é sensibilizar para a conservação das aves de rapina nocturnas, cuja presença é indicadora de ecossistemas equilibrados e de grande valor biológico. Estima-se que algumas espécies apresentem uma tendência de regressão a longo prazo em Portugal – a coruja-das-torres, o mocho-d’orelhas e o mocho-galego – o que deverá estar sobretudo relacionado com alterações nas práticas agrícolas.

A importância destas aves para o equilíbrio dos ecossistemas está muito ligada à sua posição na cadeia alimentar. Por serem predadoras, as rapinas nocturnas contribuem para a sustentabilidade das populações das suas presas. Algumas espécies podem ainda ser utilizadas como auxiliares em agricultura biológica, para controlo natural de pragas de micromamíferos e insectos. As aves de rapina nocturnas são também importantes na monitorização da contaminação ambiental, uma vez que acumulam uma série de poluentes químicos ampliados ao longo da cadeia alimentar. Além da sua importância ecológica, estas aves têm um papel muito especial na nossa cultura popular, estando associadas a muitos mitos e superstições. A exposição associa a cada imagem informações detalhadas sobre a espécie representada. Todas as imagens foram obtidas respeitando o bem-estar dos animais. Esta exposição será a primeira iniciativa de um ciclo de actividades promovido pelo LabOr no âmbito da agenda “O Ano das Aves” que culminará em Abril de 2019 com a organização, na Universidade de Évora, da Conferência internacional Bird Numbers 2019 subordinada ao tema “Counting birds, accounting for society”.