Reunião final do Projecto Careers in Nature Conservation

Nos dias 13 e 14 de Dezembro decorreu na Universidade de Elte em Budapeste, Hungria, a reunião final do Projecto Careers in Nature Conservation. O projecto centra-se na partilha das diferenças, necessidades e potencialidades da empregabilidade e da gestão de carreiras em conservação da natureza, numa perspectiva Europeia. Participaram membros de universidades e organizações não governamentais de Portugal (Universidade de Évora e SPEA), do Reino Unido (Universidade de Exeter e AMBIOS) e da Hungria (Universidade de Elte e Barn Owl Foundation).

Durante o projecto foram realizadas três mobilidades com intercâmbio de alunos e formadores entre os países parceiros, e foi criado um site com conteúdos abertos de apoio a todo o percurso dos alunos, desde o desenvolvimento de competências pessoais até à obtenção de emprego, abordando tópicos como o empreendedorismo e o pensamento inovador em gestão da biodiversidade. Nesta reunião procedeu-se à avaliação, disseminação e realização de reuniões de consultoria com várias entidades. A disseminação do projecto junto dos alunos da Universidade de Elte foi um dos momentos altos da reunião, com a apresentação de várias oportunidades de mobilidade Erasmus + proporcionadas pelos parceiros. Foram também de grande importância as reuniões com várias entidades, como a WWF e a Central European University, para discussão das metodologias, dos resultados e de potenciais desenvolvimentos do projecto. Um dos temas discutido foi a integração dos Objectivos Globais do Desenvolvimento Sustentável da ONU nas instituições de ensino superior. O projecto permitiu caracterizar as diferenças entre os países parceiros em termos do aconselhamento aos estudantes do ensino superior no planeamento das suas carreiras, e explorou a integração do tema da sustentabilidade nos currículos e no próprio funcionamento das instituições, havendo grande potencial para a transferência de conhecimento nesta temática em contexto Europeu.