Membros anteriores
Rui R. Silva
Bolseiro de investigação
Ana Marques
Mestre em Gestão e Conservação da Natureza
Colaboradora
seuqrana@gmail.com
Carla Azeda
Cláudia Lopes
Bolseira de investigação
Fernando Goytre
Luís Gomes
Luísa Catarino
Marisa Gomes
marisaisabelgomes@gmail.com
Licenciada em Biologia Marinha e Pescas pela Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente da Universidade do Algarve, e Mestre em Gestão e Conservação da Natureza também pela Universidade do Algarve, comecei por desenvolver trabalho na área das pescas interiores, elaborando propostas de gestão para algumas espécies aquícolas de maior interesse ecológico.
O interesse pelas aves surgiu em meados de 2006, quando iniciei um regime de colaboração pontual no projecto TytoTagus. Essa cooperação alargou-se a partir de 2007, estando actualmente a desempenhar funções de bolseira de investigação científica.
Interesso-me particularmente pelas áreas ligadas à conservação da natureza, com especial enfoque naquelas relacionadas com aves de rapina nocturnas.
Aluna de doutoramento em Gestão interdisciplinar da Paisagem na Universidade de Évora. Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Variante – Recursos Terrestres, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Mestrado em Biologia da Conservação, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Principais áreas de interesse científico: sistemas agrícolas de elevado valor natural; as comunidades de aves associadas aos montados; sistemas agro-silvo-pastoris Mediterrânicos; ecossistemas Mediterrânicos; relação entre agricultura e biodiversidade; impacto da atividade agrícola na biodiversidade; desenvolvimento rural.
Licenciei-me em Biologia, na Universidade de Évora, onde também concluí o mestrado em Biologia da Conservação. A minha dissertação teve por tema a composição da dieta de andorinhas-das-chaminés (Hirundo rustica) e as possíveis interacções destas com o montado. Os meus interesses são vários, como a entomologia, mas estão focados essencialmente na conservação da natureza e, mais recentemente, na comunicação e educação científica.
Técnico Superior em Gestão e Organização de Recursos Naturais e Paisagísticos, pela Escola de Capacitação Agrária de Villaviciosa de Odón, Madrid (2007). Comecei a minha formação no âmbito florestal, mas pouco a pouco fui-me especializando no trabalho com aves, às quais além do meu trabalho, dedico também grande parte do meu tempo de lazer.
Ainda que não tenho uma preferência específica, nos últimos tempos uma parte muito importante do meu trabalho tem estado relacionada com o estudo e censo de rapinas nocturnas, sendo este o trabalho fundamental que realizo actualmente para o LabOr.
Licenciado em Biologia pela Universidade de Évora (2002), Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora (2005) e Doutorado em Biologia pela Universidade de Évora (2013). Desenvolvi investigação em ecologia, etologia, eco-etologia, ecologia de estradas e biologia da conservação com enfoque em diferentes taxa, sendo a minha área de especialização a eco-etologia de vertebrados relacionada com comunicação intraespecífica. Atualmente os meus principais interesses de investigação incluem: o estudo dos fatores determinísticos da eco-etologia de diversas espécies de vertebrados, modelação e análise macroecológica dos padrões de distribuição das espécies de vertebrados, o impacto das atividades antropomórficas sobre a distribuição das espécies, o estudo dos padrões de biodiversidade, e a conservação da biodiversidade.
Sou Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro e Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora. Neste momento colaboro com o LabOr nos trabalhos de gestão de comunidades de aves florestais desenvolvidos na área da Companhia das Lezírias e no estudo do efeito do pastoreio nas aves florestais em povoamentos de sobro no Alentejo, no contexto do Montado como HNV.
Interesso-me pelas áreas ligadas à conservação da natureza, em especial aquelas relacionadas com o estudo das comunidades de aves associadas a formações florestais, métodos de censo e monitorização de populações de aves.
Licenciada em Biologia pela Universidade de Évora (2004), com Curso de Especialização em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora (2005). Trabalho desde 2004 em ecologia de comunidades de aves ripícolas como bioindicadores do estado de conservação dos sistemas ripícolas.
Os meus principais interesses de investigação são: aves como bioindicadores do estado de conservação de linhas de água; aves como dispersoras de sementes; impacte da proliferação de espécies vegetais exóticas em galerias ripícolas. Actualmente sou bolseira de Doutoramento na Universidade de Coimbra, colaborando com o LabOr (Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora) e a School of Biocienses da Cardiff University (País de Gales – Reino Unido).
Licenciado em Biologia e Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, e Doutor em Ecologia pela Universidade Autónoma de Madrid. Desenvolvo trabalho essencialmente na área da monitorização ambiental e investigação em ecologia de avifauna estepária. A minha dissertação de doutoramento intitulou-se “Steppe bird ecology and grassland management in South Portugal: implications for the conservation of the Little bustard”.
Os meus principais interesses são a biologia e ecologia de aves estepárias e gestão activa de fauna.