As Aves do Alentejo: um voo pela conservação dos ecossistemas!

O Projecto AviSkola decorreu entre 2006 e 2008, e foi financiado pelo Programa Operacional Ciência e Inovação POCI2010, através da Agência Ciência Viva.

O projecto teve por base as Aves enquanto modelo de referência, focando-se na compreensão de alguns aspectos da estrutura e dinâmica dos ecossistemas, e tendo a Escola e os seus agentes e actores como alvo.

Porquê o Projecto AviSkola?

O Projecto AviSkola teve por base as actividades de investigação desenvolvidas no LabOr – Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, no âmbito da ecologia e conservação das Aves. Na sua essência, o Projecto resultou do interesse sentido pela equipa em promover a divulgação científica da área específica das suas competências: a Ornitologia.

O Projecto AviSkola visou utilizar alguns estudos sobre Aves realizados no LabOr como instrumento de sensibilização ambiental e pretendeu constituir uma ponte entre investigadores e comunidade não científica, em particular as Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

Objectivos

– Divulgar os resultados dos projectos de investigação realizados no LabOr no âmbito da ecologia e conservação das Aves;

– Apoiar a aprendizagem das ciências biológicas em complementaridade com os programas curriculares, promovendo a interdisciplinaridade e o ensino experimental;

– Aumentar a percepção positiva do público face à investigação científica;

– Criar apetência pelas carreiras e actividades no domínio das ciências biológicas;

Visitas à Herdade Experimental da Mitra (Universidade de Évora)

As Escolas participantes tiveram a oportunidade de visitar a Herdade da Mitra, para contactarem directamente com os trabalhos de investigação desenvolvidos pela equipa do LabOr – Laboratório de Ornitologia e participarem em actividades de apoio ao ensino experimental das ciências biológicas.

Sessões de divulgação científica, percursos de interpretação da natureza, jogos, visitas ao laboratório… tudo isto e muito mais, numa viagem ao mundo da investigação científica.

Equipa

Coordenação Geral:
João Eduardo Rabaça (Professor Auxiliar)

Coordenação Pedagógica:
José Luís Ramos (Professor Associado)

Comissão Científica:
Jorge Quina Araújo (Professor Catedrático)
Diogo Caeiro Figueiredo (Professor Catedrático)
Paulo Nuno Lopes Pinto (Professor Associado com Agregação)

Equipa Técnica:
Inês Margarida Roque (Bióloga)
Carlos António Godinho (Biólogo)