As características das vinhas influenciam o potencial das aves como aliadas no controlo de pragas

Vinhas de pequena dimensão rodeadas por paisagens heterogéneas estão potencialmente mais protegidas de pragas de insetos porque promovem uma maior diversidade funcional de aves. A heterogeneidade da paisagem junto às vinhas pode ser alcançada através da conservação de habitats ripícolas, sebes naturais, árvores, muros de pedra e edifícios rurais. Esta complexidade estrutural beneficia as comunidades de aves fornecendo alimento, abrigo e locais de nidificação. Os índices de diversidade funcional são indicadores da composição das comunidades de aves que se baseiam não só nas espécies presentes, mas também nas suas características (por ex. peso, estratégia de alimentação, local de alimentação e dieta). Assim, a diversidade funcional pode refletir o potencial do serviço de biocontrolo fornecido pelas aves.

As aves têm um grande potencial no controlo de pragas porque muitas espécies são insetívoras, têm várias funções (por ex. variedade de habitats de alimentação e comportamentos), e são comuns na maioria dos habitats. Adicionalmente, existem provas de que as aves desempenham o serviço de biocontrolo em vinhas e noutras culturas. As vinhas formam paisagens com gestão intensiva, sendo suscetíveis a diversas doenças e pragas causadoras de prejuízos consideráveis. Várias espécies de insetos artrópodes podem tornar-se pragas em vinhas, afetando principalmente as folhas e as uvas.

O nosso principal objetivo foi usar índices de diversidade funcional para avaliar a influência das características da vinha no potencial do serviço de biocontrolo proporcionado por aves insetívoras. A nossa hipótese foi que os habitats seminaturais circundantes deveriam aumentar a diversidade funcional de aves insetívoras em vinhas a qual, por sua vez, aumentaria o potencial do serviço de biocontrolo. Amostrámos as comunidades de aves através do método de pontos de escuta em 31 parcelas de vinha localizadas no distrito de Évora (Alentejo, Portugal). Todas as vinhas representavam diferentes práticas de gestão e contextos de paisagem. A diversidade funcional de aves foi mais elevada em vinhas pequenas rodeadas de paisagem mais diversificada com árvores, do que em vinhas médias sobretudo rodeadas de parcelas agrícolas, e em vinhas maiores frequentemente rodeadas por outras vinhas. Assim, vinhas de menor dimensão situadas em paisagens mais heterogéneas com florestas parecem ter maior diversidade funcional de aves, o que deverá estar associado a um maior potencial do serviço de biocontrolo fornecido pelas aves insetívoras.

O vinho e a vinha são muito relevantes para a economia regional em muitos países. As aves podem ser importantes aliadas da chamada “vinecologia”, que integra práticas ecológicas na viticultura, indo de encontro à procura dos consumidores de vinhos de qualidade e promotores da sustentabilidade ambiental.