Voando para lá e para cá: Passeriformes promovem conectividade entre galerias ripícolas e zonas adjacentes

As galerias ripícolas são habitats bastante vulneráveis ​​devido à crescente demanda por água doce e às pressões sobre a vegetação ribeirinha. Como os elementos destas paisagens lineares interagem funcionalmente com a matriz circundante, a compreensão dos processos envolvidos nesta rede é importante para o estabelecimento de medidas de gestão e conservação bem-sucedidas.

Neste estudo que suportou a tese de Mestrado em Biologia da Conservação de Ana Patrícia Almeida (Universidade de Évora) e integrou a tese de Doutoramento em Biociências de Marisa Gomes (Universidade de Coimbra), focámo-nos na importância das aves na promoção da conectividade entre galerias ripícolas e habitats adjacentes.

Analisámos a composição da comunidade de Passeriformes, a dieta e ecologia trófica, e a dispersão de sementes em galerias ribeirinhas e matrizes adjacentes de montado no sul de Portugal. O estudo foi realizado em dois anos consecutivos (2013-14) abrangendo as estações de Primavera, Verão, Outono e Inverno. Usámos amostras fecais para comparar a dieta e amostras de sangue para comparar isótopos estáveis ​​de azoto das aves nesses dois habitats. A variação sazonal da abundância de artrópodes e frutos foi avaliada em ambos os habitats e o movimento de sementes entre os dois habitats foi avaliado a partir de frutos marcados com fluorescência.

A abundância de recursos alimentares para as aves (artrópodes e frutos) diminuiu ao longo das estações de forma semelhante para ambos os sistemas, e encontrámos fortes semelhanças na dieta e ecologia trófica das aves na galeria ripícola e no habitat adjacente. Em ambos os habitats, as aves predavam sobretudo insectos das Ordens Hymenoptera e Coleoptera, mas as aves mais abundantes no montado alimentavam-se mais de Araneae e Hymenoptera.

A dispersão de sementes foi significativamente mais frequentemente da galeria ribeirinha para o montado adjacente do que vice-versa, sugerindo que as aves do habitat adjacente movem-se frequentemente para a galeria ribeirinha para se alimentarem e assim dispersarem sementes para o habitat adjacente à medida que partem. Em síntese, este estudo mostrou que as aves desempenham um papel importante na promoção da conectividade entre galerias ribeirinhas e habitats adjacentes.

Almeida AP, Gomes M, Rabaça JE & Ramos JA. 2020. Songbirds promote connectivity between riparian galleries and adjacent habitats. Ecological Research.
DOI: 10.1111/1440-1703.12180

DOI