O Atlas Digital das Aves Nidificantes da Herdade da Mitra é uma importante ferramenta pedagógica produzida no âmbito do Projecto AviSkola. Foi criado com o apoio do Núcleo Minerva da Universidade de Évora, que conta com um equipa com ampla experiência na área das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à pedagogia. Além de um Atlas de Aves, o CD-ROM integra um guia de aves (com dicas de identificação para cada espécie), descrições de habitats e respectivas associações de espécies, bem como diversos assuntos que fazem a ponte entre os conteúdos das visitas e alguns conteúdos dos programas escolares.

Este Atlas de Aves é distribuído gratuitamente aos participantes no Projecto AviSkola.