Expansão natural do exótico rouxinol do Japão na Europa

As populações selvagens de uma espécie de ave exótica na Europa quase duplicaram a sua distribuição entre 2000 e 2017, indicando uma expansão natural, em vez de novas introduções pelo homem. É o caso do rouxinol do Japão (Leiothrix lutea), nativo da Ásia e bastante popular como ave ornamental desde há vários séculos, o que resultou em diferentes introduções acidentais ou deliberadas na Europa, mas também no Havai, Japão e Ilha da Reunião. Apesar de o rouxinol do Japão ter sido muito estudado em algumas regiões onde é invasor, não é bem conhecido pela maioria dos observadores de aves europeus: a espécie é difícil ver entre a vegetação densa e o seu canto é parecido com o de outras aves europeias comuns, como a toutinegra-de-barrete (Sylvia atricapilla) ou o melro (Turdus merula).

Consequentemente, a distribuição desta ave exótica na Europa permanecia desconhecida. Por isso, agregámos pela primeira vez todas as informações disponíveis sobre a distribuição do rouxinol do Japão em liberdade na Europa, com base nas plataformas de ciência cidadã ornitho, eBird.org, e observation.org. A espécie está presente em dez países europeus, com as maiores populações localizadas em algumas regiões da França, Itália, Espanha e Portugal. O rouxinol é mais abundante em florestas próximas de grandes cidades com clima ameno: invernos temperados e chuva no verão. Os dois principais períodos de introdução da espécie na Europa foram o final dos séculos XIX e XX. Apesar do comércio da Ásia ter sido controlado a partir de 1997, as populações selvagens de rouxinol do Japão na Europa quase duplicaram a sua área de distribuição entre 2000 e 2017. Isto sugere uma expansão natural da espécie. Como existem evidências de que o rouxinol do Japão pode transmitir doenças a outras espécies de aves, bem como pode dispersar plantas exóticas, a sua expansão tem potencial para ser prejudicial aos nossos ecossistemas. Será interessante seguir a tendência do rouxinol do Japão durante a colonização da Europa, considerando os cenários esperados de alterações climáticas.

Pereira, P. F., Barbosa, A. M., Godinho, C., Salgueiro, P. A., Silva, R. R., & Lourenço, R. (2020). The spread of the red-billed leiothrix (Leiothrix lutea) in Europe: The conquest by an overlooked invader? Biological Invasions, 22(2), 709-722.

DOI