A edição de 2015 da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, em Coruche, foi o palco para o lançamento do mais recente livro do LabOr “O montado e as aves: boas práticas para uma gestão sustentável”. Integrada na conferência “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça”, que decorreu no dia 30 de Maio no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, a apresentação do livro teve lugar numa sessão moderada pelo Dr. Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, e pela Eng.ª Paula Sarmento, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Nesta publicação, os autores pretendem transmitir à sociedade o conhecimento científico reunido no LabOr sobre a importância dos montados para as aves e, por outro lado, das potencialidades para o sistema decorrentes da presença das aves, desde o seu papel como bioindicadores até ao seu potencial turístico. Destacamos duas ferramentas para avaliação da conservação do montado com base nas aves.

Direccionado sobretudo para os gestores de áreas de montado, por conter uma sistematização da informação existente sob uma perspectiva ornitológica, o que constitui uma inovação, o livro poderá também ser útil noutros sectores de actividade. “O Montado e as Aves” foi financiado no âmbito do projecto SUBERMAN – Manual de Boas Práticas da Gestão do Montado para as Aves (ALENT-07-0725-FEDER-001572), promovido pela Câmara Municipal de Coruche.

O livro pode ser descarregado em formato PDF aqui.